sexta-feira, 10 de abril de 2020

O QUE É O HERMETISMO



O QUE É O HERMETISMO? – OS MAIS ANTIGOS ENSINAMENTOS ESOTÉRICOS

Os Escritos Herméticos sobre Teologia e Esoterismo constam de dezassete tratados, que compõem o Corpus Hermeticum.
Estes escritos são datados dos três primeiros séculos da era cristã e foram escritos em língua grega, embora os conceitos neles contidos sejam de origem egípcia.
O Corpus Hermeticum reúne a Hermética e a Tábua de Esmeralda. Estas duas obras são trabalhos estritamente herméticos sobre os quais se fundam a ciência e a filosofia alquímicas.
A Hermética consta de uma série de livros, dos quais o mais importante é Livro I, Pimandro, que é um diálogo de Hermes consigo mesmo.

O Hermetismo cobre conhecimentos muito abrangentes por compreender o somatório dos  saberes milenares da humanidade.

Vemos cada dia ordens e sociedades herméticas; ouvimos falar de conhecimentos herméticos. A primeira vista, o leigo acredita que a palavra "hermética" presente em inúmeras organizações significa, oculto, mistério, velado.

Realmente não é este o sentido. Aquilo que é ensinado como Hermetismo, tem raízes tão antigas, cujo início é impossível se precisar. Acreditamos que na verdade se podem considerar como o registo de todos os conhecimentos que a humanidade foi acumulando ciclo após ciclo de civilização, mesmo muito antes da Atlântida.

O sentido de "oculto", de secreto", vem desde as Escolas de Mistérios, quando as Ordens foram instituídas e os ensinamentos passaram a ser "velados" por causa das perseguições contra o conhecimento promovidas por algo que é conhecido pelo nome de " Conjura do Silêncio" ou "Obscurantismo". Mas, na verdade, não há segredo algum no que o Hermetismo ensina.

Podemos dizer que existem duas fontes básicas de conhecimentos, o Hermetismo e os Vedas.

 O Hermetismo é à base de todo o misticismo ocidental, enquanto que os Vedas o são  do misticismo oriental.
Mesmo estas duas fontes básicas têm a mesma origem o  -   Antigo Egipto.

 Não existe religião oriental que não tenha como base, directa ou indirectamente, os ensinamentos Vedas.
Assim como no Ocidente também, nenhuma organização pode dizer que não tem o Hermetismo como base, seja ela a Teosofia, a Alquimia, a Cabala, a Magia, a Maçonaria, o Rosacrucianismo e muitas outras, directa ou indirectamente, são "filhas" do Hermetismo.


Sem comentários:

Enviar um comentário