domingo, 7 de maio de 2017

QUEM SOMOS, DONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS






QUEM SOMOS, DONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS

            Este texto serve para ajudar todos aqueles que estiverem interessados em verem respondidas as seguintes perguntas:
1.    Quem somos?
2.    De onde surgimos ou viemos?
3.    Para onde vamos?
São apenas três pequenas perguntas mas se quiséssemos respostas completas para cada uma delas teríamos de escrever um livro ou mais para completar o assunto em cada pergunta.

            Esta exposição vai ser muito reduzida, apenas aflorando o assunto que envolve cada explicação deixada pelas antigas escrituras e pelos ensinamentos teosóficos, ensinamentos orientais e, mais recentemente, pelo ensino deixado pelos Mestres e discípulos que estiveram encarnados na Terra.

            Para um possível e mínimo entendimento da questão é necessário remontarmos ao  “Principio” de todas as coisas.
Para nos referirmos a esse Principio lembro em primeiro lugar que o atual estágio da nossa evolução é ainda muito incipiente, muito principiante para termos uma possível compreensão das explicações que nos foram deixadas “sobre de onde viemos”, como almas que somos (cujo nome exotérico é Mónadas), isto é, como os verdadeiros seres que somos – e não como corpo físico, porque este é apenas o veiculo para a possível “manifestação da alma” no mundo físico. Por esse motivo é necessário ler e pensar sobre o que aqui fica escrito.

            O Princípio de todas as coisas
Recorrendo aos mais antigos ensinamentos orientais ficamos a saber que o Universo evolui em Ciclos. E que esses Ciclos são chamados de – Dia e Noite de Brahma.
                        O período de “existencia do Universo é o Dia de Brahma.
                        O período da “não existencia” do Universo é a Noite de Brahma.

            Em cada Dia de Brahma o Universo “retorna à existencia” a partir do ponto de “evolução” em que terminou o seu ciclo e foi reabsorvido pelo misterioso UM Infinito, dando, assim, inicio à Noite de Brahma – que durará – dizem as escrituras – possivelmente o mesmo tempo do Dia de Brahma.

            Muitos de nós pressentimos a existencia desse “UM” Infinito e profundo, misterioso e desconhecido, sem começo nem fim, a que nos referimos como o Absoluto Omnipresente, mas do qual não podemos dizer nada que não “limite” esse Infinito, portanto, todas as explicações são sempre inexatas e limitadas.
            No entanto, o muito antigo Caibalion de Hermes Trismegistro diz-nos que esse Principio contém a ”Verdade” de que Tudo é Mente e explica que O TODO é ESPIRITO, é INCOGNOSCIVEL e INDEFINIVEL em si mesmo mas pode ser considerado como uma
                                                MENTE VIVENTE INFINITA E UNIVERSAL.

Ensina também que o Universo é uma Criação Mental do TODO, sujeita às Leis das Coisas Criadas e que TUDO tem a sua existencia na mente do TODO – em cuja Mente vivemos e temos a nossa existencia.
Este Princípio, estabelecendo a Natureza Mental Infinita do Universo, explica todos os fenómenos mentais e psíquicos que ocupam grande parte da atenção pública, e que, sem tal explicação, seriam ininteligíveis e desafiariam o exame científico.

            Hoje está cientificamente provado que nesse TODO Infinito existem inumeráveis universos e em cada universo, incontáveis sistemas solares e que cada  sistema solar é a expressão de um poderoso Ser, a quem chamamos de Logos – ou - Verbo Divino, ou Deidade Solar.

Nota:.. Não esquecer que – VIDA CONSCIENTE - não é sinónimo de possuir um corpo físico como aquele que conhecemos. A Vida fora do plano físico tem muitas espécies de manifestação. Por exemplo, nos planos de matéria mais subtil não precisamos de pernas ou braços, não precisamos   articular palavras – só precisamos da Mente – com ela transmitimos, com ela nos deslocamos, com ela “manifestamos”-“criamos” nesses lugares as coisas que a nossa evolução espiritual nos permitir.


            Como surgiram os Logos Solares:
O Logos do nosso sistema solar:
            Explicam-nos que o misterioso Infinito, Omnipresente, sem começo nem fim, - não pode criar ou manifestar – assim, de sua escuridão emite  – um raio de fogo brilhante –  - e surge o Primeiro Logos, que tem muitos nomes mas o mais usado na filosofia esotérica é – Buda Supremo.
            Ele é chamado de  “o Filho Primogénito” – o Senhor de todos os Mistérios e, como tal, também não pode manifestar ou criar.
            Então, Ele envia para o mundo da manifestação – o seu coração de diamante ---- surgindo assim o Segundo Logos --- que é o Logos da Criação e Manifestação –Ele é o Filho do Filho ou o Buda semi-manifestado.

            É o Segundo Logos que manifesta de Si mesmo os Sete Budas, que são os pais da criação.   – Eles são as Mónadas Primordiais do mundo dos seres incorpóreos (que significa sem corpos) porque as Inteligencias nesses planos ou dimensões ….não têm forma nem nome … mas para possível compreensão o exoterismo atribuiu-lhes sete nomes distintos mas que não irei referenciar aqui.
           
            O Logos Solar é o Verbo Divino, é tudo o que os homens entendem pela palavra “Deus”.

            Ele permeia/entermeia/trespassa  tudo o que existe – não há nada que não seja Ele – Ele é tudo o que podemos ver e não ver.
Uma escritura oriental escreveu sobre Ele: – “Tendo permeado este universo inteiro com uma partícula de Mim mesmo, ainda permaneço.”
            Da sua vida nada sabemos, mas podemos ver o Seu poder em ação. Quem é clarividente não pode deixar de acreditar porque a evidencia é por demais tremenda.

            De Si mesmo, o Logos Solar ou Verbo Divino chamou à existencia este poderoso sistema solar. Nós que estamos nele somos fragmentos em evolução de Sua vida, somos Centelhas do Seu Fogo Divino; d’Ele todos procedemos ou descendemos e a Ele todos retornaremos.
Ele é tudo o que o homem pode entender pela palavra - DEUS.
           
            Nós  somos as Almas ou Mónadas – cujos Pais são os Budas acima referidos. –  Todos somos filhos dos Sete Budas ou – Mónadas Primordiais – que são os Pais da criação. 

Conclusão:
§  O UM – Mente Vivente Infinita, emitiu um - Raio de Fogo -  que é o Logos Solar do nosso Planeta.
§  O Logos Solar é, por isso, o Filho Primogénito – é o Verbo Divino – é o Senhor de todos os  Mistérios, é O não-Manifestado e, por isso, não pode “manifestar”- que é o mesmo que “criar” – então, enviou o seu “coração de Diamante” -  para o mundo manifestado e ergueu-se assim o Segundo Logos.
§  O Segundo Logos é o Filho do Filho, é o “semi-manifestado, é o Criador ou Manifestador de todas as coisas, por isso, retirou de Si mesmo as centelhas que criaram os “Sete Manifestados” – que são as sete Almas ou Mónadas Primárias da criação.
§  Estas Sete Almas ou Mónadas Primárias começaram a cumprir o fim para que tinham sido criadas e – retirando de Si mesmas as “Centelhas” necessárias- deram inicio à criação de todas as almas, como hoje as conhecemos.
o    
o   Pelo exposto podemos saber:

1.    Quem somos: – somos Mónadas ou Almas manifestadas, somos centelhas do Logos Solar ou Verbo Divino.

2.    De onde viemos: – surgimos pelos atos de manifestação ou criação dos Sete Budas ou Almas ou  Mónadas Primárias – Pais da criação, - que usando as centelhas divinas do Logos Solar ou Verbo Divino manifestam todas as almas que existem.


3.    Para onde vamos:- após cumprirmos o propósito pelo qual fomos criadas, isto é, após termos evoluído até ao nível máximo da Perfeição, que atingiremos quando, como ser humano vençamos a luta que viemos travar entre o Espirito e a Matéria e, finalmente, o nosso Espirito se erga como senhor da Matéria – como dono da vida e da morte – então, como Espirito,  teremos atingido a evolução “super-humana” e não mais voltaremos a reencarnar.
Nessa etapa regressaremos a Deus ou Logos Solar ou Verbo Divino – não como o homem – mas como – “Aquela Centelha de divino Esplendor” que emana da Divindade no começo da manifestação ou criação. Seremos nessa etapa  –  aquela partícula do nosso próprio Ser transformada num Espirito Imortal – essencia da própria Divindade.

A propósito do que ainda do que às vezes se comenta: -  – “porque é necessário encarnar para travar a batalha acima referida? Não poderíamos simplesmente continuar a viver nesse plano ou dimensão sem sermos obrigados a viver a espinhosa vida da Terra?

            Como resposta deixo aqui a mais bonita definição que consegui encontrar, escrita por um grande filosofo esoterista que quis manter o anonimato:

“Deus é Amor, mas o próprio Amor não pode ser perfeito a não ser que tenha em quem ser derramado e a quem possa voltar. Por isso, Ele (o Logos Solar) se pôs de Si na matéria (através de nossas almas) e limitou a Sua glória, a fim de que através deste processo natural de evolução lenta (reencarnação) pudéssemos vir a existir; e nós por nossa vez de acordo com a Sua vontade nos desenvolveremos até atingir o Seu próprio nível, e então o próprio Amor de Deus se tornará perfeito porque então será derramado naquelas, Suas próprias crianças (almas), que plenamente o entenderem e retribuírem, e assim o Seu grande esquema será completado e a Sua vontade será cumprida”.
(um pouco difícil de entender mas com vontade consegue-se)

Lisboa, 7/5/2017
Coligido, interpretado e comentado
por Maria Helena Guerra



                        

3 comentários:

  1. Querida Maria Helena, confesso um pouco difícil de entender. Mas não impossível.
    Beijinho no coração.
    Leila

    ResponderEliminar
  2. Querida Leila, estou à disposição para ajudar e explicar melhor o que for necessário. Pergunta e eu responderei. Com muito amor, envio um abraço para teu coração de luz.
    MariaHelena

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria Helena, hoje entendo, todos nós temos a vibração da LUZ/AMOR dentro de nós.
    E cada um individualmente é chamado a reconhecer a LUZ pessoalmente, e com ela saber quais são os próximos passos.
    Gratidão sempre!

    ResponderEliminar