quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A INFLUÊNCIA DO SER HUMANO NA CONCRETIZAÇÃO DO PLANO DIVINO SOBRE A TERRA

A INFLUÊNCIA DO SER HUMANO NA CONCRETIZAÇÃO DO  PLANO DIVINO
 SOBRE A TERRA
            Sabemos que o homem, em sua mais íntima natureza divina, é essencialmente Uno com a Realidade sustentadora do Universo fazendo parte integrante dela.
Uma vez que o homem é essencialmente espirito puro, contendo em si a mente cósmica,  a vontade humana é um fator preponderante no drama universal que se desenvolve …“in” Mente Divina.
 É certo que o exercício dessa vontade está limitado pelo grau de evolução do homem mas, mesmo assim, a sua vontade sempre afeta em maior ou menor medida a corrente de sucessos vinculados á vida humana e à vida do planeta.
            Ainda que possa parecer que a humanidade não intervem na elaboração e concretização do Plano de Deus sobre a Terra em escala universal, ela desempenha um papel bem importante na determinação do curso dos sucessos relacionados, especialmente com na evolução humana e planetária.
O livre-arbítrio do homem, apesar de se desenvolver numa esfera limitada e poder parecer insignificante perante a grandiosidade do Plano Universal, influi de uma forma muito significativa nos planos destinados á evolução e aperfeiçoamento do Homem e do planeta.
Há quem não acredite nessa influência porque olha para o homem com a convicção de que ele é um simples animal com mente subdesenvolvida, não acreditando ou desconhecendo essa “essencia de ser divino” que todos possuímos e nos concede ilimitadas potencialidades.
No entanto, há aqueles que também desconhecendo ou não acreditando nessa essência divina, sentem-se superiores a todos, devido ao seu conhecimento e pratica das várias ciências hoje altamente desenvolvidas. Elas têm conseguido abrir a mente humana de alguns…e esses ficam maravilhados com o que se lhes depara…mas a grande maioria continua a não acreditar.
“Acreditamos” que o plano de evolução do Universo é determinado pela interação da Vontade Divina com as vontades das Mónadas(o m.q. almas) individuais associadas a esse sistema em evolução.  
Analisando corretamente, talvez seja mais exato dizer que o plano de desenvolvimento e evolução do Universo é, sem dúvida, o resultado dessa grandiosa interação.
Ora vejamos: é certo que nas primeiras etapas de evolução, as Mónadas apenas são capazes de exercer uma influência insignificante neste extraordinário drama universal, mas nas etapas mais adiantadas, quando as Mónadas individuais já se encontram num plano mais elevado de evolução, a sua influência torna-se, deveras, enorme.
Aqui poderia nomear uma porção de casos que levaria, a quem estar a ler este pequeno texto, a acenar afirmativamente com a cabeça. Muitas coisas boas têm sido levadas a cabo, infelizmente as piores têm superado largamente as boas. Peço que pensem e avaliem quantas coisas se fizeram e fazem, quantas se disseram e dizem que têm levado e levam á destruição do planeta e á evolução negativa do homem.
De fato, à medida que nos elevamos na escala da evolução, a fusão da consciência torna-se mais perfeita, ficando mais difícil localizar a linha divisória entre a Vontade Divina e a vontade Monádica do ser humano.
Dessa evolução resulta que se torna correto dizer o seguinte:
            A Vontade Divina expressa-se sem impedimentos por meio das Mónadas;
            Mas também é correto dizer que a vontade das Mónadas dos seres humanos se                    tornou  livre e autodeterminada.
-  A existência do  livre-arbítrio do indivíduo  no decurso da evolução humana, coletiva e individual, é devida á interação entre a Vontade Divina com a vontade individual do homem.
Em que lei se fundamenta esta interação? É na “lei do Karma” que governa o universo, em seu aspeto amplo.
Mas o homem, não é um ser material,… é um “ser espiritual”…, habitando um corpo material ou veículo. Sendo assim, todos sabemos que um ser espiritual pode, se o desejar, desenvolver as suas potencialidades divinas
            -não pela imposição de um código de conduta exterior,
            -mas aprendendo a fazer o que é justo de acordo com a Vontade Divina por sua                    livre escolha.
Maria helena



Sem comentários:

Enviar um comentário